Construção, elaboração e operacionalização de sessões de treino / aprendizagem
Aula Teórica 9
Etapas fundamentais no processo de orientação/condução do treino:
- Apresentação da tarefa
1.Garantir, em todos os episódios de informação, pela posição que ocupa e pela forma de dispor os praticantes no espaço da sessão, que treinador e praticantes se veem e ouvem mutuamente;
2.Reduzir as fontes de distração: evitar colocar os praticantes de frente para o sol, para a excessiva luminosidade ou para outros grupos em atividade;
3.Esperar que se tenha criado um ambiente praticantes estejam atentos; sereno e que todos os praticantes estejam atentos;
4.Usar uma linguagem clara, simples e objetiva;
5.Ser breve , evitando longos discursos;
6.Evitar referir demasiados detalhes;
7.Combinar a demonstração ; da situação no seu todo (global) com o salientar dos seus aspetos fundamentais;
8.Proporcionar a visualização ângulos da habilidade de diferentes relativamente à posição dos praticantes, de modo a que estes possam observar os aspetos principais a ter em consideração;
9.Observar o rosto dos praticantes ou questionar alguns deles no sentido de avaliar o grau de compreensão face à informação transmitida.
- Prática / Correção
O treinador deve:
1.Alternar a observação global de todos os praticantes com a observação individualizada para o que deve movimentar-se e ocupar diferentes posições no espaço do treino;
2.Concentrar a sua atenção essencialmente sobre os erros significativos mais, isto é, os que são relativos aos aspetos fundamentais da situação / conteúdos;
3.Fornecer indicações durante a realização da situação, usando palavras-chave ou frases curtas para relembrar os “pontos-chave” da situação / conteúdos;
4.Combinar a informação de retorno (feedback pedagógico) de caráter prescritivo com o questionamento facilitando a compreensão da tarefa e promovendo a comunicação entre treinador e praticante;
5.Interromper o exercício e voltar a demonstrar assinalando os erros cometidos e destacando, de novo, os aspetos fundamentais da realização correta (como está a ser feito- como deve se feito) sempre que houver um desempenho incorreto, sobretudo se generalizado;
6.Intervir individualmente quando observar uma dificuldade de um praticante fornecendo-lhe a informação de que ele necessita para corrigir a sua realização sem interromper todo o grupo;
7.Após uma correção acompanhar a realização seguinte e enviar uma palavra ou um sinal de incentivo sobre a mesma;
8.Evitar corrigir muitos pormenores ao mesmo tempo;
9.Aproveitar todas as oportunidades para elogiar o esforço realizado e os progressos conseguidos, por pequenos que sejam;
10.Privilegiar a referência ao que está a ser conseguido (feedback positivo), em vez de insistir naquilo que não está a ser alcançado (feedback negativo);
11.Fornecer instruções específicas, sobretudo prescritivas, que facilitem a correção dos erros em vez de informações genéricas, sem conteúdo, como por exemplo: “Faz como deve ser!”
12.Intervir de forma serena, evitando ser ríspido e hostil, criando nos jogadores a ideia de que ser corrigido não é ser castigado;
13.Tentar distribuir a atenção por todos os praticantes fazendo, durante a sessão, algumas intervenções a cada um deles.
Identificar o Erro- Observação
- Estabelecer prioridades entre os erros mais comuns;
- Começar por observar o mais deter.
Procurar Causas
Exemplos:
- Não acumula energia cinética suficiente para rematar com a velocidade pretendida (ex: devia correr mais de trás antes de rematar);
- Colocação errada da relação CM/BA (ex: não utiliza os braços para estabilizar o movimento).
Transmitir Informação sobre a forma como eliminar o erro:
- O que fazer?
- Como fazer?
- Evitar juízos de valo;
- Reforçar os aspetos positivos.
Verificar o efeito produzido:
Mantém-se?
Porquê?
Transmitir evolução, reconhecer o esforço.
-
Reflexões Finais UC
-
As estruturas organizacionais de suporte ao futebol
-
Relação treinador-jogador de futebol/ O treinador enquanto gestor
-
Construção, elaboração e operacionalização de sessões de treino / aprendizagem
-
Pedagogia do Futebol
-
Planeamento e Programação do Treino no Futebol
-
Situação Laboratorial
-
Metodologia do treino de futebol parte II
-
Exercicio prático aula 5
-
Metodologia de Treino
-
Exercício Prático 1
-
Evolução no Treino de Futebol
-
Intervenção no Futebol
-
Análise do 1° golo Inter x Feyenoord
-
A Finta
-
O Canto
-
O Livre
-
O Passe
-
O Remate
-
A Ciência do Futebol
-
Fatores do Jogo
-
Fundamentos do futebol como desporto coletivo
-
Princípios de Jogo
-
Sistemas Táticos
-
Técnica e Tática do Jogo
-
Variantes: Variantes 7, 9 E 11
-
O futebol no futuro
-
História do Futebol
-
Lei 14 - O Pontapé de Grande Penalidade
Related:
Escrito por
Grupo
Estudantes de Ciências do Desporto
2.º ano