Lei 14 - O Pontapé de Grande Penalidade

Aula Teórica 1

Lei 14 - O Pontapé de Grande Penalidade

O que é o pontapé de penálti e que comportamentos solicita nos jogadores

Um pontapé de penálti deve ser assinalado, caso um jogador cometa uma infração dentro da sua própria área de penálti, sendo punido com pontapé-livre direto a favor da equipa adversária.

Comportamentos:

Executante do pontapé de penálti:

  • Estar identificado
  • Apenas pode rematar a bola para frente, após o apito do árbitro
  • Deve colocar a bola na marca do penalti
  • Não pode tocar na bola uma segunda vez antes que outro jogador o faça.

Guarda Redes:

  • Não pode avançar para além da linha antes do remate, mas pode mover-se lateralmente ao longo dela.

Outros Jogadores:

  • Todos os jogadores, exceto o executante e o guarda-redes, devem permanecer fora da área de penálti, atrás da marca de penálti e a pelo menos 9,15 metros da bola até que esta seja pontapeada.

O que propomos para alterar a lei do pontapé de penálti, que comportamentos irá solicitar nos jogadores e que implicações terá no jogo tanto a nível do micro como da macro gestão

Achamos que uma possível alteração plausível a uma lei de jogo seria estabelecer que, na execução do pontapé de penálti, não seja permitida a recarga, ou seja, se a bola for rematada pelo executante e não entrar diretamente na baliza ,ou seja, caso o guarda defenda e a bola não vá na direção da baliza o lance termina imediatamente, sem que qualquer jogador possa tocar novamente na bola para marcar golo. O guarda-redes mantém as regras atuais de posicionamento, e os outros jogadores continuam fora da área até ao remate. Após terminar o lance, o jogo recomeça com pontapé de baliza.