Pedagogia do Futebol

Aula Teórica 8

Pedagogia do Futebol

Perspetivas Pedagógicas

Existem duas perspetivas diferentes:

  • Aprender implica transmitir conhecimento;
  • Ensinar implica modificar o comportamento.

Por exemplo a analogia entre “dar o peixe” e “ensinar a pescar” a primeira expressão significa dar informação, direcionar o jogador uma solução/receita do que deve executar, em relação à segunda expressão, procura ajudar o jogador a aprender e pensar nas soluções.

Deverá haver uma rotura urgente nos Processos Pedagógicos Tradicionais

Processo Pedagógico Clássico e Perspetiva de Aprender:

Memorizar um conjunto de expressões o enriquecimento do conhecimento faz-se pelo aumento do número de expressões dominadas, é importante memorizar muitas formas “como se faz”, selecionar as mais favoráveis e repetir muitas vezes para sermos mais fortes e mais rápidos; Automatização dos gestos;

Transmissão de conhecimento feita pelo treinador, sendo o jogador recetor/adaptador daquilo que lhe é prescrito.

Novo Processo Pedagógico e Perspetiva de Ensinar:

O essencial é aprender a interpretar os sinais, percebendo, assim, as suas intencionalidades;

O enriquecimento do conhecimento faz-se pela capacidade de o generalizar (percebendo a função) para ser capaz de se adaptar a novas situações;

É importante o ajustamento da resposta à especificidade do problema enfrentado. O treino consiste na otimização que podemos fazer e não só na forma de executar.

Em vez de memorizar soluções montam-se estratégias, utilizando os princípios que permitem a compreensão da funcionalidade do fenómeno em causa;

Privilegia-se ter consciência e perceber o que está a fazer;

O que está em causa é a transformação da pessoa.

Domínio de Metodologias e Instrumentos

Jogar é adaptar-se à situação.

E as situações são sempre diferentes é essencial decidir em cada situação.                   Cada situação é única e cada pessoa é diferente em cada momento.

O objetivo pessoal deve ser cumprido dentro do objetivo global (da equipa)

É necessário um Processo Pedagógico em que o Treino seja adaptado à pessoa e não um mero “despejar” do que o treinador tem em “armazém”.

A Pedagogia é um Processo

Um processo de relação entre o orientador e o orientado, entre professor e aluno, entre treinador e jogador;

Um processo que é dialético e não a mera transmissão de um passado às novas gerações, mas uma permanente construção de um mundo, em resposta aos desafios que se apresentam.