Pedagogia do Futebol
Aula Teórica 8
Perspetivas Pedagógicas
Existem duas perspetivas diferentes:
- Aprender implica transmitir conhecimento;
- Ensinar implica modificar o comportamento.
Por exemplo a analogia entre “dar o peixe” e “ensinar a pescar” a primeira expressão significa dar informação, direcionar o jogador uma solução/receita do que deve executar, em relação à segunda expressão, procura ajudar o jogador a aprender e pensar nas soluções.
Deverá haver uma rotura urgente nos Processos Pedagógicos Tradicionais
Processo Pedagógico Clássico e Perspetiva de Aprender:
Memorizar um conjunto de expressões o enriquecimento do conhecimento faz-se pelo aumento do número de expressões dominadas, é importante memorizar muitas formas “como se faz”, selecionar as mais favoráveis e repetir muitas vezes para sermos mais fortes e mais rápidos; Automatização dos gestos;
Transmissão de conhecimento feita pelo treinador, sendo o jogador recetor/adaptador daquilo que lhe é prescrito.
Novo Processo Pedagógico e Perspetiva de Ensinar:
O essencial é aprender a interpretar os sinais, percebendo, assim, as suas intencionalidades;
O enriquecimento do conhecimento faz-se pela capacidade de o generalizar (percebendo a função) para ser capaz de se adaptar a novas situações;
É importante o ajustamento da resposta à especificidade do problema enfrentado. O treino consiste na otimização que podemos fazer e não só na forma de executar.
Em vez de memorizar soluções montam-se estratégias, utilizando os princípios que permitem a compreensão da funcionalidade do fenómeno em causa;
Privilegia-se ter consciência e perceber o que está a fazer;
O que está em causa é a transformação da pessoa.
Domínio de Metodologias e Instrumentos
Jogar é adaptar-se à situação.
E as situações são sempre diferentes é essencial decidir em cada situação. Cada situação é única e cada pessoa é diferente em cada momento.
O objetivo pessoal deve ser cumprido dentro do objetivo global (da equipa)
É necessário um Processo Pedagógico em que o Treino seja adaptado à pessoa e não um mero “despejar” do que o treinador tem em “armazém”.
A Pedagogia é um Processo
Um processo de relação entre o orientador e o orientado, entre professor e aluno, entre treinador e jogador;
Um processo que é dialético e não a mera transmissão de um passado às novas gerações, mas uma permanente construção de um mundo, em resposta aos desafios que se apresentam.
-
Reflexões Finais UC
-
As estruturas organizacionais de suporte ao futebol
-
Relação treinador-jogador de futebol/ O treinador enquanto gestor
-
Construção, elaboração e operacionalização de sessões de treino / aprendizagem
-
Pedagogia do Futebol
-
Planeamento e Programação do Treino no Futebol
-
Situação Laboratorial
-
Metodologia do treino de futebol parte II
-
Exercicio prático aula 5
-
Metodologia de Treino
-
Exercício Prático 1
-
Evolução no Treino de Futebol
-
Intervenção no Futebol
-
Análise do 1° golo Inter x Feyenoord
-
A Finta
-
O Canto
-
O Livre
-
O Passe
-
O Remate
-
A Ciência do Futebol
-
Fatores do Jogo
-
Fundamentos do futebol como desporto coletivo
-
Princípios de Jogo
-
Sistemas Táticos
-
Técnica e Tática do Jogo
-
Variantes: Variantes 7, 9 E 11
-
O futebol no futuro
-
História do Futebol
-
Lei 14 - O Pontapé de Grande Penalidade
Related:
Escrito por
Grupo
Estudantes de Ciências do Desporto
2.º ano