Relação treinador-jogador de futebol/ O treinador enquanto gestor

Aula Teórica 10

Relação treinador-jogador de futebol/ O treinador enquanto gestor

Intervenção Pedagógica

“Um Processo persuasivo, exercido com paciência e persistência e suportado na informação e no exemplo.

O Futebol como Meio ou como Fim?

Sistema de Valores 

É importante falar da importância do sistema de valores e o contexto grupal.

Exemplos de valores:

Verdade,  Dedicação ,Solidariedade, Respeito, Responsabilidade; Perseverança, Disciplina, Justiça, Espírito de Equipa, Tolerância.

Atitudes nas Vitórias e nas Derrotas:

Vitórias- Respeitar o adversário que foi derrotado

Derrotas- Nas derrotas também devemos ter respeito aos adversários e dar-lhes o devido mérito.

O que se espera do Treinador?

  • Promova o Espírito Desportivo;
  • Seja Paciente perante os Erros e as Dificuldades de Aprendizagem;
  • Relativize o conceito de Sucesso;
  • Estimule e regular a Superação;
  • Crie um Ambiente facilitador da Aprendizagem;
  • Seja Justo e Imparcial;
  • Comunicador (jogadores, dirigentes, adeptos, público, pais, comunicação social).

E na Formação: 

  • Não basta dar oportunidades iguais a todos mas sim dar oportunidades justas, tendo em conta a individualização;
  • É necessário adequar os modelos de preparação e de competição ao desporto juvenil;
  • É importante a existência de competição.

Comunicação:

  • É muito importante o treinador saber comunicar, ou seja, deve ter um diálogo curte e simples para que possa transmitir o seu conhecimento, pois não basta ter só o conhecimento temos de saber transmiti-lo.

O treinador confronta-se com várias questões sobre comunicação:

  • Porquê?
  • Quando?
  • Onde?
  • Com quem?
  • O quê?

Comunicação Não Verbal :

  • Postura (tronco, membros, posição CM/BA);
  • Roupa (tipo, cores);
  • Mãos (posição, movimentos);
  • Acessórios (brincos, tatuagens, piercings);
  • Gestos (movimentos);
  • Expressões faciais (sorriso);
  • Marcha (forma como caminhamos, corremos);
  • Contacto corporal;
  • Espaço vital;
  • Autenticidade (coerência entre palavras e corpo).

Comunicação Verbal:

  • Voz (velocidade, volume, dicção, timbre);
  • Vocabulário (significado, compreensão, diversidade);
  • Tonalidade;
  • Projeção da voz (distância, eco);
  • Pausa, Silêncio, Emoção, “Timing”, Ênfase
  • Clareza, Autoridade, Analogia, Metáfora.

Para uma boa comunicação é essencial saber ouvir  compreender conhecer criar empatia.